UnB leva ciência e inovação à Campus Party Brasil 2025

Equipe de comunicação do DPI

 

campus

 

Pela primeira vez, Brasília sediou a edição nacional da Campus Party Brasil (CPBR), um dos maiores eventos de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. A 17ª edição nacional (CPBR17) ocorreu entre os dias 18 e 22 de junho de 2025, reunindo mais de 120 mil participantes em um ambiente de intensa troca de experiências. O evento contou com mais de 500 horas de conteúdo, incluindo palestras, workshops, competições de robótica e drones, debates sobre inteligência artificial e atividades voltadas ao público infantil e familiar.

 

A Universidade de Brasília (UnB) marcou presença com o maior estande já montado pela instituição em edições da Campus Party, ocupando espaço de destaque organizado pelo Parque Científico e Tecnológico (PCTec) e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT). Foram mais de 50 projetos levados ao público, reunindo iniciativas que envolvem impressoras 3D, robótica, saúde, empreendedorismo e tecnologias assistivas. A participação incentivou o intercâmbio com visitantes, startups e potenciais investidores.

 

“Foi um grande marco para o Distrito Federal e, principalmente, para o nosso ecossistema de inovação. A Universidade de Brasília foi, mais uma vez, uma das protagonistas de toda a área aberta ao público, sendo um dos estandes mais visitados e com maior número de atividades, considerando os mais de cinquenta projetos expostos em nosso espaço. Conseguimos mostrar um pouco do que a UnB faz de melhor, que são as pesquisas aplicadas, com foco em inovação e tecnologia”, destacou Bruno Goulart, coordenador de Prospecção e Parcerias do Parque Científico e Tecnológico da UnB.

 

Durante os dias do evento, milhares de pessoas passaram pelo pavilhão da CPBR, instalado no Estádio Mané Garrincha, em busca de novas ideias, conexões e experiências. A UnB levou ao público soluções inovadoras desenvolvidas dentro da universidade, iniciativas de empreendedorismo e ações que integram ciência e impacto social.

 

Os estandes e o espaço da UnB demandaram bastante trabalho para serem montados, com vários dias de preparação para receber os expositores da universidade. “Nossas expectativas foram plenamente atendidas durante os quatro dias de evento. Acredito que este ano conseguimos superar o número de visitantes por dia em relação ao ano passado. Tivemos diversos projetos de todos os campi da UnB, o que é muito importante, pois demonstra que, além do Darcy Ribeiro, temos também atividades e ações de inovação acontecendo no Gama, Ceilândia e Planaltina. Para o próximo ano, pretendemos ampliar ainda mais nosso espaço, buscando chegar a 200 m2, para que possamos levar mais projetos e proporcionar maior interação com o público, mostrando toda a abrangência da UnB nas áreas de pesquisa, ciência, inovação e tecnologia”, completou Bruno.

 

Diversas equipes apresentaram soluções criadas dentro do ambiente acadêmico e científico da universidade, demonstrando como o conhecimento gerado na UnB se transforma em produtos e serviços aplicáveis à sociedade. Além disso, as Empresas Juniores da UnB também representaram a diversidade do empreendedorismo da UnB. Estudantes de diversas áreas apresentaram projetos desenvolvidos junto a clientes reais e mostraram como a vivência empresarial, ainda na graduação, tem impacto direto na formação profissional e pessoal.

A participação da UnB na Campus Party Brasil 2025 envolveu estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores e gestores, e demonstrou como o conhecimento gerado dentro da universidade pode, e deve, ser colocado a serviço da sociedade.

 

Representantes da gestão superior da UnB marcaram presença em momentos-chave do evento. O vice-reitor, Márcio Muniz, participou da cerimônia de abertura ao lado do diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Guilherme Gelfuso. Já no último dia da feira, a reitora Rozana Naves e a decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Renata Aquino, também prestigiaram a Campus Party, visitando os estandes e dialogando com estudantes, professores, pesquisadores e empreendedores que representaram a UnB no evento.

 

Fonte: Site Oficial da Campus Party