Ejs artigo

 

O Programa Pró Júnior - Pró Jr foi criado em 1993 e instituído pelo Ato da Reitoria nº 901/2006, esse tem como característica basilar apoiar as ações de extensão desenvolvidas no âmbito de cada Empresa Júnior - EJ da Universidade de Brasília - UnB. Seu objetivo precípuo é estimular o crescimento e a capacitação de graduandos nas práticas relacionadas ao empreendedorismo. 

Este Programa justifica-se pelo fato de as EJ serem constituídas por discentes, os quais almejam aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em Projetos ofertados à sociedade ou por ela demandados. Assim, esse torna-se fundamental para o desenvolvimento do corpo discente da UnB, haja vista ele proporcionar aos estudantes vivências assemelhadas ao mercado de trabalho. Todavia, com a benesse de esses estarem imersos no contexto de “ensino-aprendizagem”. Assim, os empreendedores têm a possibilidade de serem auxiliados por um docente-orientador no seu processo individual de aprendizagem e, consequentemente, em sua profissionalização, o que não é possível quando inserido em uma grande empresa, por exemplo. 

Almeja o Pró Jr. manter as Empresas Juniores desta Universidade com um alto padrão de qualidade, proporcionando aos graduandos dos mais diversos cursos experiências prático-profissional, bem como formação complementar em suas respectivas áreas de atuação. Além disso, este Programa apoia a criação e o desenvolvimento de Empresas Juniores – EJ nesta Universidade. 

Destaca-se que são objetivos gerais do Pró Jr.: i) apoiar os estudantes universitários na criação e no desenvolvimento de Empresas Juniores; ii) incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelos alunos nos seus cursos de formação; iii) apoiar os estudantes universitários na criação e no desenvolvimento do pensamento empreendedor; iv) reconhecer a participação do graduando em uma Empresa Júnior como uma atividade de extensão. Já seus objetivos específicos são: i) incentivar a abertura de Empresa Juniores em todos os cursos da Universidade de Brasília; ii) preparar o aluno para o mercado de trabalho; e, iii) contribuir para o atendimento de necessidades sociais emergentes.